Páginas

quinta-feira, 15 de abril de 2010

POLÍTICA DE RISCO

Ameaça cancela posse na Baixada

Secretário de Nova Iguaçu desiste do cargo ao ser ameaçado de morte

Rio - Pouco mais de um ano após a morte do empresário Luiz Carlos Duarte Batista, o Carlinhos da Tinguá, na Via Light, em circunstâncias ainda não esclarecidas pela polícia, o medo voltou a tomar conta da política de Nova Iguaçu. A prefeita Sheila Gama (PDT), que assumiu o cargo dia 31 de março, disse que foi obrigada a voltar atrás na decisão de nomear para a presidência da Codeni (empresa de economia mista) o ex-deputado estadual Afrânio Mendonça da Fonseca depois que ele contou ter recebido duas ameaças de morte pelo telefone. O cargo equivale ao posto de um secretário municipal.

De acordo com a prefeita, Afrânio desistiu do cargo, pois do contrário, “seria o próximo” a morrer, numa referência ao assassinato de Carlinhos da Tinguá, dia 19 de março de 2009. O empresário era um dos principais assessores políticos da prefeita e amigo do seu marido, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ex-prefeito de Nova Iguaçu, Aluísio Gama.

A prefeita contou que as ameaças teriam acontecido alguns dias depois que ela assumiu a prefeitura, na vaga deixada por Lindberg Farias (PT), candidato ao Senado. Ela disse que as ameaças foram levadas ao conhecimento do secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, que decidiu abrir inquérito.

Em princípio, Sheila não relacionou as ameaças de Afrânio à morte do empresário. “Foi um fato isolado, mas que precisa ser esclarecido o mais rápido possível. Enquanto isso não for esclarecido, eu não terei tranquilidade”, disse.

O secretário José Mariano Beltrame confirmou que foi procurado por Aluísio Gama, marido de Sheila, e por um homem que ele acredita ser Afrânio Mendonça. Os dois teriam conversado com ele sobre as ameaças. Segundo Beltrame, o caso tem a ver com investigações que estão sendo feitas na Prefeitura de Nova Iguaçu. O secretário informou que a apuração do caso está a cargo de policiais da Delegacia de Homicídios, mas não respondeu se o caso tem alguma ligação com a morte do empresário Carlinhos da Tinguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário sobre nossa página ou trabalhos: